Por Rafael Stemberg, da Viração

Fonte: Envolverde 

 

 Revista vence projeto de reportagem na categoria Mídia Online e Alternativa.

 

Oito projetos de reportagem foram premiados pela Comissão Julgadora do 4º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Embora o concurso tenha previsto inicialmente cinco premiações, o Júri decidiu, após a avaliação dos trabalhos inscritos, conceder duas menções honrosas e uma premiação adicional para Mídia Online e Alternativa, categoria da qual a Revista Viração foi vencedora.

 

O Concurso Tim Lopes é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a mobilização social em torno de dois graves problemas que afetam milhares de crianças e adolescentes do País: o abuso e a exploração sexual. Ao contrário da maior parte dos concursos jornalísticos, o Tim Lopes não premia matérias já prontas, mas sim apóia a realização de pautas originais e inovadoras sobre o tema. Cada projeto selecionado recebe, além de um prêmio no valor de R$ 3 mil, uma bolsa de incentivo à investigação, que pode chegar a R$ 16 mil, para cobrir as despesas com a produção da reportagem. Além deste apoio financeiro, os jornalistas têm à disposição duas especialistas na temática que atuam como consultoras para os projetos.

 

A novidade desta edição é que as duas propostas selecionadas com menção honrosa, o jornal Correio Braziliense e a RBS TV, serão apoiadas financeiramente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. “O prêmio Tim Lopes traz uma efetiva contribuição para a revelação da realidade da exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil. Embora visível nas esquinas, nas estradas, o problema é pouco revelado”, afirma a secretária-executiva do Comitê, Neide Castanha.

 

Ela afirma que o concurso tem um resultado que vai além das reportagens. “As matérias são uma fonte de pesquisa para análise da situação no País”, aponta. “O Concurso cumpre um papel de mobilização da sociedade, através dos formadores de opinião, e isso é uma estratégia mais do que necessária para o enfretamento de uma violência dessa natureza”.

Anúncios