Pelo Brasil

 

Para produzir a reportagem da Viração, que será capa de novembro, Jaqueline Almeida Ferreira e Alinne Abrahão da Conceição, do Conselho Virajovem Pará, irão participar de uma formação da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), que será promovida em agosto, em São Paulo. “Sabemos da importância social desse concurso, e de como poderemos estimular a discussão sobre políticas públicas perante os temas relacionados à violência contra criança e adolescente, diz Alinne, que estuda o 2° ano de jornalismo. Ela conta que, para fazer a reportagem, terá o apoio dos outros conselhos da Vira pelo País. “Passaremos por alguns Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco, Pará e Brasília”.

 

Segundo o gerente do Núcleo de Mobilização da Andi, Carlos Ely, os organizadores do concurso consideram importante o papel desempenhado pelos veículos alternativos (sites de notícias, rádios e TVs universitárias, veículos comunitários), por isso a criação dessa categoria. “Além de alcançarem públicos bastante específicos que muitas vezes não estão contemplados em outras mídias, estes veículos também cumprem um papel didático e de formação, em especial para os estudantes de jornalismo que atuam nos veículos de comunicação das universidades ou aqueles que são produzidos por jovens e adolescentes”.

 

Quando questionado sobre a participação da Vira nesta edição do concurso, Carlos conta que a metodologia aplicada pela revista, com a participação de jovens de várias regiões brasileiras, foi um dos fatores que chamou a atenção do Júri na premiação. “Teremos a rara oportunidade de ver expressa a questão do enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes por uma perspectiva nova, dos jovens. Certamente isso resultará em uma representatividade e pluralidade muito maior da reportagem”.

 

A quarta edição do Concurso Tim Lopes é uma iniciativa da ANDI e do Childhood – Instituto WCF Brasil, com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Organização Internacional do Trabalho (OIT), UNICEF e Portal Imprensa. O concurso conta ainda com a cooperação da Paris Filmes, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e Fundação Abrinq.

 

 

 

TÁ na MÃO:

 

Confira no site da ANDI a lista dos vencedores: http://www.andi.org.br

 

Visite o site da Viração: http://www.revistaviracao.com.br

 

(Envolverde/Viração)

Anúncios