A universidade estadual realizará o evento Negras Geografias, dia 13 de maio, em homenagem a libertação dos escravos. O objetivo da ação é destacar a contribuição dos negros nos diversos setores da realidade brasileira, os lugares percorridos em suas trajetórias de vida, além de registrar depoimentos diversos sobre  a inserção do negro na sociedade brasileira e o  significado desta data.

 

Entre as atividades propostas estão: Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio a Pé, Negros e Geográficos Pulsares em Certos Versos e Eternas Canções, e Negras Trajetórias.

 

Programação

9h – Caminhando por Negras Geografias no Centro do Rio a Pé: o ponto de encontro é na estação de metrô da Praça Onze. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email roteirosgeorio@uol.com.br .

 Roteiro: Praça Onze dos bambas da Pequena África do Rio de Janeiro – Sambódromo (visita) – Terreirão do Samba/Palco João da Baiana (visita) – Escola Tia Ciata – Igreja de Santana (visita) – Campo de Santana – Rua Buenos Aires – Rua Uruguaiana – Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (visita à ex-catedral da cidade) – Ouvidor dos acordes iniciais do carnaval de rua – Rua do Carmo – Praça XV – Paço Imperial e de Isabel de Bragança e Bourbon.

 

18h – Negros e Geográficos Pulsares em Certos Versos e Eternas Canções: tem  entrada franca e contará com execução de músicas e exibição no telão, e os respectivos comentários.

Local do evento é Uerj, Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 1º andar, bloco F, Auditório 11.

 

19h30min – Negras Trajetórias: mesa redonda com os debatedores: 

  Vera Lúcia Couto dos Santos (Miss Brasil 1964 – 2o lugar – Miss Beleza Internacional – 3o lugar, a “mulata bossa nova” da consagrada marchinha);

   Paulo Melgaço – escritor e ex-bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro;

– Vanderli Teixeira de Faria (escrivão da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos);

  Paulo Coutinho (ator e Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro).

Local do evento é Uerj, Pavilhão Reitor João Lyra Filho, 1º andar, bloco F, Auditório 11.

Anúncios