Elisa Santos – Colunista – Nos dias 25 e 26, sexta e sábado, às 18h, o município de Piquete, SP, sediará um verdadeiro passeio histórico pelas raízes da cultura nacional.

Com entrada franca e patrocínio da Petrobrás, o 12º Encontro de Jongueiros reunirá as 19 comunidades do sudeste do Brasil que mantém viva a tradição do Jongo, ritmo considerado uma das origens do samba carioca.

Um verdadeiro festival, a partir do encontro musical de 1000 jongueiros.

Os grupos do Quilombo São José – Valença, Barra do Pirai, Pinheiral, Angra dos Reis, Santo Antonio de Pádua, Miracema, Porciúncula, Quissamã, Campos, Carangola, Guaratinguetá, Campinas, São José dos Campos, Serrinha, Arrozal, São Mateus, Vassouras, Recreio e Piquete prometem duas noites de festa, apresentando a dança, o canto e a rica diversidade desse ritmo.

Este importante encontro contribui decisivamente para a preservação e divulgação do Jongo, tradição ancestral considerada uma das origens do samba carioca, que atravessa séculos dando provas de vitalidade e que, em 2005, foi reconhecido pelo Governo Federal através do IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Anúncios