Neste sábado, no Clube da Vila, foi realizada a primeira reunião para a criação da Associação de Passistas do Rio de Janeiro. “O mercado só quer bunda e beleza, mas eu não quero dar destaque para isso, porque tem muitos passistas homens que dançam muito”, exemplificou Mau, produtor de eventos e webdesigner de Neguinho da Beija-flor e outras celebridades, que junto com o Rei Momo, Alex de Oliveira, teve a idéia de organizar a classe. “Eu sinto que a mídia hoje trabalha muito a rainha, a musa”, concluiu, afirmando que a instituição será para todos.

 

Verônica Leite é uma das que apóiam  a associação: “Precisamos  muito mesmo (de uma associação). Tô achando muito legal a iniciativa do Mau. Nós somos muito desvalorizados, não temos regalias, direitos. Talvez, o problema seja porque não temos pontuação na Avenida”, declarou a passista que já fez parte da Unidos da Tijuca, Rocinha e atualmente está na Viradouro, que para ela é uma exceção entre as escolas pois, disponibiliza para a ala camarim com mesa de frios e frutas, além de freezer para hidratação.

 

Os presentes no evento reclamaram que as que não tem biótipo de mulata show ou fazem parte de agremiações mal colocadas na pontuação ou do grupo de acesso, são preteridas para os eventos. Outro ponto levantado, foi o fato de nem todas as escolas darem gratuidade nos ensaios, mesmo com a apresentação da carteirinha. “A passista deve ser valorizada, ela é um símbolo do samba de raiz. Além disso, nós temos mulheres lindas, que poderiam estar a frente da bateria. Temos que preservar as passistas”, opinou o Rei Momo carioca.

 

“Os turistas querem ver samba no pé. Eles gostam é da coreografia. A beleza não conta tanto”, afirma Vander Gevu, passista da Vila Isabel, que provavelmente, este ano, cuidará de uma ala mirim na agremiação.

 

Entres os benefícios que a associação oferecerá, esta a criação de uma tabela de preços base, carteira de livre acesso nas escolas de samba, vídeo divulgação em catálogo on line e agenciamento dos passistas que forem para o exterior – investigando a credibilidade das empresas contratantes.

 

Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de maio e o valor da mensalidade é R$ 15,00. Mais informações no site: http://www.alexdeoliveira.com/sopassistas.htm

Anúncios